sexta-feira, 4 de abril de 2008

Indigènes (Dias de Glória)/ La Ciociara (Duas Mulheres)

Descobri a existência desse filme outro dia...Aqui no Brasil acho que não foi para o cinema, mas saiu direto em dvd. Ainda não pude vê-lo, mas com certeza vou dar uma olhada assim que possível. "Indigènes" ou "Days of Glory" ("Dias de Glória") é um filme de 2006 dirigido pelo franco-algeriano Rachid Bouchareb. Conta a estória dos soldados das colônias francesas na África(marroquinos, algerianos, Tunisianos etc...), que lutaram ao lado dos aliados na Segunda Guerra.
Na Itália o filme foi amplamente criticado por mostrar uma versão idealizada desses soldados muitos dos quais, durante a ocupação da península italiana, foram responsáveis por estupros em massa de mulheres e crianças, em especial na região central da Ciociaria, além de assassinatos e outros crimes de guerra. Enfim, esses eventos são motivo de muitas releituras e discussões, em especial na Itália: muitos vêem nos crimes dos indigènes("indìgenas", como eram chamadas essas tropas) uma reação brutal à violência do Colonialismo; outros os atribuem à combinação entre a violência e anarquia da guerra e a complacência dos oficiais franceses responsáveis por essas tropas, já muitos grupos supremacistas brancos, em especial na Itália, usam esse dado histórico para atestar a inferioridade/desumanidade das pessoas de origem árabe/africana.
Versões a parte, para assistir o trailer de Indigènes:
Para ver o lado italiano dessa estória o filme "Duas mulheres" ("La Ciociara") dirigido por Vittorio de Sica e estrelando Sophia Loren (num papel que lhe deu o Oscar) é uma boa pedida. Nesse filme Loren (com meros 26 anos) interpreta Cesira, a mãe da adolescente Rosetta a quem deseja proteger da guerra, levando-a para sua cidade natal, na Ciociaria. No caminho de volta as duas são atacadas por um grupo de indigènes o que muda radicalmente seu relacionamento.
Para ver a cena inicial do filme:

Nenhum comentário: