segunda-feira, 14 de abril de 2008

HOBSBWAM, Eric (Fichamento)-Capítulo II

HOBSBAWM, Eric. Uma economia mudando de marcha in “A era dos impérios”. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988.

Nesse capítulo o autor explora as transformações ocorridas na economia mundial, européia em particular, durante o período que vais da crise dos anos de 1870 e a Primeira Guerra Mundial.

Parte 1
Protecionismo e Concentração Econômica

Entre as características do período pós-1870 encontra-se o aumento do protecionismo. Com o aumento vertiginoso da industrialização, produção e comércio, verifica-se uma queda nos preços de diversos produtos, tanto industriais quanto agrícolas. A queda dos preços leva não apenas a um aumento do poder de compra do homem comum como a uma queda nos lucros. No caso do campo o efeito da deflação foi especialmente sentido no campo, levando à formação de cooperativas e ao aumento da emigração. Segundo Hobsbawn, “a grande depressão fechou a longa era do liberalismo econômico”. A fim de evitar a queda dos preços, tomaram-se medidas protecionistas na maior parte dos países industrializados. Verifica-se assim um maior controle do mercado, além de tentativas de eliminar a concorrência estrangeira.
Administração científica/ Taylorismo
A Depressão também gerou a chamada “administração científica” proposta por F.W. Taylor. Esse método de organização tinha por objetivo o incremento dos lucros. Seus principais métodos:
· Isolar cada operário de seu grupo de trabalho, transferindo o controle do processo de trabalho a agentes administrativos.
· Divisão sistemática de cada processo produtivo em unidades cronometradas
· Sistema de pagamento por produção a fim de incentivar o operário a produzir mais.
Imperialismo
Além do protecionismo e mudanças na administração das fábricas, o imperialismo também foi uma saída possível para a queda dos lucros. O autor aponta a coincidência entre a depressão e a fase mais dinâmica da divisão colonial. Segundo Hobsbawn “(...) a pressão do capital à procura de investimentos mais lucrativos, bem como a da produção à procura de mercados contribuíram para as políticas expansionistas-inclusive a conquista colonial.”
Parte 2
Depressão e “boom” econômico

Teoria de Schumpeter – “associa a etapa ‘descendente’ ao esgotamento do lucro potencial de uma série de ‘inovações econômicas e o novo movimento ascendente a um novo conjunto de inovações percebidas basicamente -mas não só - como tecnológicas” (pg. 75)
Teoria de Kondratiev – Relação entre o setor indutrial e a produção agrícola mundial. O primeiro se expande através de uma contínua revolução da produção; a segunda cresce devido à abertura de novas zonas geográficas de produção. > Desaceleração da produção agrícola > “termos de troca” se tornam mais favoráveis à agricultura e menos à indústria, o que explicaria a queda de preços em 1873-1896 e a alta daí até 1914.
“O que tornou a economia mundial tão dinâmica?”
“(...)a chave do problema está claramente na faixa central de países industrializados e em vias de industrialização(...)pois eles agiam como o motor do crescimento global, a um tempo como produtores e como mercados” (pg. 77)
Parte 3
Síntese da economia mundial na Era do Império
· Economia de base geográfica muito mais ampla que anteriormente. Maior industrialização e crescimento do mercado.
· Pluralismo crescente da economia mundial.
· Revolução tecnológica. Atualização da primeira revolução industrial; aperfeiçoamento da tecnologia a vapor. Eletricidade, química, motores de combustãoe outras indústrias revolucionárias se tornam mais importantes.
· Transformação na empresa capitalista: concentração de capital, aumento da escala de produção, retraimento do mercado de livre concorrência. Tentativas sistemáticas de racionalizar a produção e a administração das empresas por meio de “métodos científicos”
· Transformação do mercado: aumento da população, da urbanização e da renda real. Formação de um mercado de massa, não mais restrito às necessidades básicas como roupas e comida, que passa a dominar as indústrias de bens de consumo. Desenvolvimento de novas tecnologias e o imperialismo concorrem para a produção de novos produtos e serviços. Criação dos meios de comunicação em massa.
· Crescimento do setor terciário.
· Convergência de política e economia: aumenta o papel do governo e do setor público. Democratização da política leva à ação política em defesa dos interesses de certos grupos de eleitores. Fusão da rivalidade política entre Estados com a concorrência econômica entre grupos nacionais de empresários.

Nenhum comentário: