segunda-feira, 31 de março de 2008

"Uma folha na tempestade"- Lin Yutang


Um dos meus livros favoritos. É dificílimo de achar(a edição que eu tenho é de 1958, para dar uma idéia), então quem topar com ele numa livraria ou sebo não tenha dúvidas: compre! "Uma folha na tempestade" é um livro de Lin Yutang, um dos mais famosos autores chineses,(a tradução brasileira-derivada da versão em inglês- foi feita por ninguém menos que Monteiro Lobato). Nascido em 1895 Yutang presenciou momentos chaves da história contemporânea da China, como o avanço do imperialismo e as duas grandes guerras. Suas experiências pessoais e as de seus contemporâneos foram plasmadas nesse romance. "Uma folha na tempestade", romance de 1941, segue a trajetória de três personagens através das influências culturais e políticas do imperialismo e os efeitos da Segunda Guerra e das atrocidades cometidas durante a ocupação japonesa. Os personagens principais são: Poya, um rico homem de negócios com uma visão pragmática dos eventos, Lao Peng, melhor amigo de Poya, um budista preocupado com os dramas humanos ao seu redor, e Malin, uma jovem misteriosa, cuja vida flutua ao sabor dos acontecimentos históricos e políticos como a "folha na tempestade" do título. Seguem alguns trechos do livro:

"-(...)O imperialismo é uma arte humana.
-Não creio-replicou Tan.-É uma questão econômica. De oferta e procura, de matérias primas e mercados.
-É o que dizem as universidades-volveu Poya-Quando abrimos uma loja, é claro que temos de saber tudo a respeito de escrituração, compra de 'stocks', rendimento, depreciação, capital, crédito etc. Mas em última análise o que vale é a arte de fazer com que os fregueses gostem da loja e voltem. O imperialismo é uma arte humana muito sutil, é a arte de governar homens, especialmente homens de raças e crenças diferentes. Ao imperialista cumpre compreender a natureza humana"

"Não. O terror era o que o homem de uma raça pudesse fazer para o seu irmão de outra raça. Gorilas não agarram prisioneiros, embebem-nos em querosene e deitam fogo-coisa apenas para rir-"

Um comentário:

Sandra disse...

Meu nome é Sandra e tenho um sebo em São Paulo. Usei parte do seu texto sobre 'Uma folha na tempestade' de Lin Yutang no meu blog de venda de livros http://PorTodoCantoLivros.blogspot.com e na Estante Virtual, com os devidos créditos, ao final da citação, assim: in jonascimento.blogspot.com postado por Joselita Nascimento.
Espero que não haja problemas... Caso necessário, retiro o texto, ta bom? Um abraço, Sandra Abrano