quinta-feira, 8 de maio de 2008

Intenções Imperialistas sobre a China

A charge abaixo foi publicada no fim da década de 1890. Mostra a China (representada por uma torta...ou algo parecido com uma torta) sendo dividida pelas caricaturas da Rainha Vitória, do Kaiser William II da Alemanha (os dois aparecem em confronto mais direto), um samurai, que representa o Japão, e o Czar Nicolau II estudando seu possível pedaço da "torta"(Russos e japoneses disputaram a região da Manchúria durante a Guerra Russo-Japonesa, com vitória japonesa.Mas imperialismo japonês só avançaria de fato sobre a China durante a Segunda Guerra, já as pretensões expansionistas da Rússia czarista só foram retomadas pela União Soviética, e de maneira bem diversa.) e Marianne, a representação clássica da república francesa observando diplomaticamente. Tudo isso enquanto um oficial palaciano manchu (a última dinastia imperial da China tinha origem na Manchúria) se desespera sem poder evitar a partilha.
Embora a China tenha se mantido oficialmente como império independente, a sua divisão em áreas de influência ou concessões foi, como o cartum mostra de maneira bem óbvia, apenas mais um dos muitos processos imperialistas do fim do século XIX.



2 comentários:

Elfei disse...

Nossa, a china foi loteada como a África é?

Te juro que nunca tinha pensado nisso, afinal, só fui me interessar mais na china recentemente né jô(meu negócio é Japão e fim de papo).

Samurais for the win.

Aliás, ficou bacana o blog.

Ah sim, depois me passa aquele endereço super bacana das edições fotográficas, acabei não pegando o link direitinho.

bjs:
Ralph.

Elfei disse...

Ah sim, vou postar aquelas páginas, que ficaram meio grandinhas para enviar por e-mail, no meu flickr...
Como não entendo mais xongas de francês, aliás anda mais do que enferrujado, um milagre ainda conseguir falar "je Suis R.T.B"

bjs.